Qual o futuro para as empresas no pós Covid-19?
Em tempo de incertezas, tentamos escutar os sinais dos mercados e prevenir que o imprevisto faça dano aos nossos negócios.
Se é verdade que o Covid-19 veio gerar uma crise cujas ramificações ainda desconhecemos, uma vez que tudo dependerá de diversas variáveis como o tempo de duração do estado de emergência no país, também é verdade que as vendas online têm vindo a disparar nos mais diversos setores.
A explicação é óbvia: a população não pode sair de suas casas, mas não deixa de precisar de determinados produtos, ou até de ter vontade de consumir. Além disso, com o tele trabalho, ou com o tempo mais disponível, a ligação à internet é constante, em busca de notícias ou de distração, o que nos leva a entrar em contacto com conteúdos de marcas ou com os seus anúncios, apelando assim à compra.
Acresce que, se há uns anos atrás a população portuguesa ainda via as compras online com desconfiança, hoje já se tornou uma ação que a maioria de nós executa sem qualquer problema.
Tempo de Oportunidade
Se esta crise veio deixar a descoberto as fragilidades da nossa economia e das nossas empresas, veio também abrir portas a uma nova realidade e com ela a uma nova oportunidade de negócio, a qual grande parte das empresas ainda não tinham completamente abraçado: o mundo do online. Quer seja venda online, ou prestação de serviços online, cada empresa pode levar esta lição para futuro: é possível continuar a existir sem loja física, mas será difícil, nos dias de hoje, com ou sem Covid, continuar a existir sem um espaço online.
Siga o nosso blog e redes sociais para dicas de como responder aos novos desafios da comunicação num mundo pós Covid-19 em Portugal!